sábado, 10 de dezembro de 2011

AFINAL, O QUE É PLATAFORMA VIBRATÓRIA?

                  Você já ouviu falar sobre plataforma vibratória? Trata-se de uma plataforma que transmite vibrações mecânicas a todo o corpo.O conceito científico da estimulação neuromuscular por vibração foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência deles em atmosfera sem ação de força gravitacional.
                  O Fisioterapeuta Thiago Vilela explica que “o princípio da estimulação por vibração se dá por uma estimulação mecânica por meio de vibrações em uma base. Nesse método, o sujeito fica sobre uma plataforma que gera uma vibração sinosoidal em diversas frequências e amplitudes, que é transmitida para o corpo estimulando os fusos musculares. A ativação dos fusos musculares produz um reflexo vibratório tônico que ativa os motoneurônios alfa e, consequentemente, há uma maior produção de força e potência”.



            Geralmente uma sessão na plataforma dura de 10 a 15 minutos e o profissional ainda dispõe de tempo para a realização de outras técnicas como relaxamento e alongamento. 



              Um treino convencional de resistência muscular pode recrutar de 40 a 80% de fibras musculares, já o treino sobre a plataforma vibratória consegue recrutar de 95% a 100% das fibras musculares devido ao reflexo de estiramento que ocorre pela ação da vibração. “O recrutamento muscular além de ser maior, é, também, global, pois grande parte dos músculos estáticos precisa entrar em ativação para a manutenção do equilíbrio e das diversas posturas realizadas sobre a plataforma”, completa o Dr. Thiago.

         Nos últimos 30 anos, pesquisas científicas sobre os efeitos locais da tecnologia vibratória assim como os da Vibração Integral do Corpo (Whole Body Vibration) estão sendo realizadas (Itália, Israel, EUA, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil) e suas conclusões têm sido e vão continuar a ser publicados nos mais importantes periódicos e revistas científicas.
          Estudos científicos mostram que a utilização da plataforma vibratória como recurso terapêutico incrementa o ritmo do metabolismo basal, promove o aumento do consumo calórico diário e reduz a gordura corporal (Pneumex and S. Sordorff. PT, Sandpoint, Idaho); reduz a celulite (Sanaderm, Health clinic, Germany); provoca a diminuição do cortisol - hormônio do stress (European Journal of Applied Physiology. 2000 Apr; 81(6):449-54), recupera a massa magra (International Journal of Sports Medicine. 2004 Jan; 25(1):1-5) e torna os músculos e as articulações mais flexíveis e disponíveis (T. Whiteman, fisioterapeuta).




                Uma dúvida surge! Exercícios na plataforma podem causar problemas neurológicos por causa das vibrações constantes? Especificamente a nível do cérebro e do sistema nervoso, não há qualquer estudo que refira qualquer efeito prejudicial. Pelo contrário, há estudos que concluem que os utilizadores ganham uma maior coordenação e funcionalidade neuromuscular. Isto reflete-se em melhorias no equilíbrio, coordenação motora, mobilidade individual e por consequência em melhores condição física e qualidade de vida.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES:
  • Prevenção e tratamento da osteoporose
  • Fibromialgia , Esclerose múltipla
  • Reumatismo e outras doenças ósseas e articulares,(tratamento da dor e rigidez articular)
  • Prevenção da LER/Dort
  • Melhora a coordenação muscular e equilíbrio
  • Regeneração do tecido cartilaginoso
  • Aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal
  • Drenagem linfática (diminui celulite, gordura localizada)
  • Tratamento de veias varicosas
CONTRA INDICAÇÕES:
  •  Inflamações agudas;
  • Infecções e/ou febre; 
  • Enxaqueca aguda; 
  • Feridas pós-operatórias; 
  • Implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos, válvulas cardíacas artificiais, endopróteses vasculares recentes.
  • Gravidez; 
  • Tromboses agudas ou agravamento dos ataques cardíacos; 
  • Problemas graves nas costas como hérnia de disco aguda; 
            Lembrando sempre que os exercícios na plataforma não substituem nenhum outro tipo, como Pilates, musculação, exercícios aerobicos ou outros.

Você que já faz Pilates, também pode realizar exercícios da técnica em cima da plataforma vibratória melhorando assim o seu desempenho.

Assista ao vídeo abaixo: Matéria Corpo perfeito sobre a plataforma vibratória:



 ANIMOU?? Então aproveite para fazer uma aula experimental gratuita e conhecer um pouco mais sobre os benefícios que as vibrações da plataforma podem fazer por você! Ligue e agende seu horário: 35-88610329

Abraços
Juliana Renó

Fonte: www.mundofisio.com
www.perfilpilates.com.br
www.plav.biz

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PILATES EMAGRECE?

Pilates emagrece?Essa pergunta é feita por 99% dos meus alunos!! Mas afinal, isso é verdade?


O pilates é  famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma. Mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, é necessário uma combinação de fatores como a prática frequente e uma alimentação equilibrada. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico. Se for combinado com uma atividade aeróbica, como por exemplo, a caminhada ou a corrida, a perda de peso é vista de forma mais rápida.
Veja abaixo como o pilates pode ajudar na perda de peso:

1. Os exercícios queimam calorias. A quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço;
2. Criando massa muscular magra, como o Pilates faz, é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial de queima de calorias;
3. Pilates tonifica e modela o seu corpo;
4. Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro e ter uma bonita postura. O Pilates faz isso enfatizando a manutenção de um bom alinhamento corporal;
5. Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos;
6. Ao se engajar em um programa de exercícios, como o Pilates, ocorre uma melhora da auto-estima e um aumento da consciência para o estilo de vida. Ambos são associados com a perda de peso.

Exercício de Pilates feito no aparelho Wall Unit ( Fonte: internet)

Exercício de Pilates feito com a ajuda da bola ( Fonte: internet)   
Exercício de pilates feito no solo (Fonte: internet)
 Vale lembrar que o pilates tem um amplo repertório de exercícios, desde o básico, intermediário e o avançado. Esses exercícios vão sendo passado pelo professor de acordo com a evolução do aluno. O legal é que o próprio corpo começa a pedir as mudanças, deixando assim as aulas mais interessantes!

Outro ponto importante, e não pode deixar de ser falado, que para haver a perda de peso, a alimentação tem que ser balanceada. E lembre-se que, para emagrecer, o importante é comer. Isso mesmo, comendo mais (em pequenas porções) você consegue perder mais peso. Foram feitas pesquisas sobre atletas de ginastica olímpica de alto nível que tinham o mesmo nível e intensidade de treinamento. As que comiam melhor, com intervalos regulares de 3 a 5 horas no máximo tinham a % de gordura corporal bem menor, além de terem mais ânimo e disposição do que as que ingeriam menor quantidade de calorias e ficavam várias horas sem se alimentar. Então o segredo é, comer de 5 a 6 vezes ao dia, porém porções menores. Tem que ser uma alimentação equilibrada para que o corpo receba os nutrientes necessários para o aumento de massa magra (músculo) e manutenção de uma boa qualidade de vida.Portanto, não faça loucuras! Procure sempre um profissional capacitado para elaborar uma dieta adequada.

Dieta balanceada (Fonte: internet)

 E para finalizar, quem acompanhou os jornalistas Renata Ceribelli e Zeca Camargo, na matéria medida certa do programa Fantástico da Rede Globo? Pois é, eles realizaram uma maratona para perder peso, e o pilates estava entre os exercícios realizados!  Abaixo está um video mostrando a combinação do pilates com uma aula de spinning, feito pela Renata Ceribelli. Confira:

                                               Renata Ceribelli no programa medida certa
                                                                   (Fonte: Youtube)
 
Bom amigos, é isso!! Se ficou alguma dúvida, estou a disposição!

Abraços,

Juliana Renó
 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

UM POUCO SOBRE JOSEPH PILATES



Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha, em uma pequena vila denominada Mönchengladbach. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. Tinha três irmãos e com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Por isso, ainda adolescente, foi destro ginasta, esquiador e mergulhador. Quando era adolescente, limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Devido a uma saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. O Método teve influência desde o yoga, artes marciais ao estudo do movimento dos animais. 
Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Todos os componentes da trupe foram confinados em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas na ilha de Man. saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos. Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foram infectados.
Em 1926, aos 46 anos Joseph conheceu a enfermeira Clara e obtiveram afinidades por apresentar interesse pela saúde, decidiram abrir um estúdio juntos e mais tarde acabaram se casando. Pilates e Clara abriram a academia na Oitava Avenida de Nova York, no mesmo prédio do New York City Ballet, velozmente atraiu a atenção de pessoas influentes na cidade, como Ruth St. Denis, Ted Shwn, Martha Graham (professora, bailarina e coreógrafa pioneira da dança moderna) e George Balanchine (fundador da School of American Ballet e diretor da Companhia que viria a ser o New York City Ballet, como é conhecido atualmente). Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Clara continuou seu trabalho até 1977 quando veio a falecer.


PRATIQUE VIDA, PRATIQUE PILATES!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PILATES PARA A DOR NAS COSTAS


Horas na frente do computador, bolsa pesada, postura errada, filhos pequenos no colo. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor nas costas. E isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.
Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.O sistema pilates foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos. Dessa forma, ele é maravilhoso para ajudar a superar a dor lombar crônica e qualquer desconforto associado aos músculos, como os do pescoço e dos ombros, e às articulações. Muitas pessoas que começaram a praticar pilates por causa de dor nas costas já usufruem seus benefícios!

Para quem está sofrendo com as dores mude seus hábitos, faça PILATES!

Marque uma aula gratuita: 35-88610329 "Juliana Renó Studio Pilates"

Aguardo você!