sábado, 10 de dezembro de 2011

AFINAL, O QUE É PLATAFORMA VIBRATÓRIA?

                  Você já ouviu falar sobre plataforma vibratória? Trata-se de uma plataforma que transmite vibrações mecânicas a todo o corpo.O conceito científico da estimulação neuromuscular por vibração foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência deles em atmosfera sem ação de força gravitacional.
                  O Fisioterapeuta Thiago Vilela explica que “o princípio da estimulação por vibração se dá por uma estimulação mecânica por meio de vibrações em uma base. Nesse método, o sujeito fica sobre uma plataforma que gera uma vibração sinosoidal em diversas frequências e amplitudes, que é transmitida para o corpo estimulando os fusos musculares. A ativação dos fusos musculares produz um reflexo vibratório tônico que ativa os motoneurônios alfa e, consequentemente, há uma maior produção de força e potência”.



            Geralmente uma sessão na plataforma dura de 10 a 15 minutos e o profissional ainda dispõe de tempo para a realização de outras técnicas como relaxamento e alongamento. 



              Um treino convencional de resistência muscular pode recrutar de 40 a 80% de fibras musculares, já o treino sobre a plataforma vibratória consegue recrutar de 95% a 100% das fibras musculares devido ao reflexo de estiramento que ocorre pela ação da vibração. “O recrutamento muscular além de ser maior, é, também, global, pois grande parte dos músculos estáticos precisa entrar em ativação para a manutenção do equilíbrio e das diversas posturas realizadas sobre a plataforma”, completa o Dr. Thiago.

         Nos últimos 30 anos, pesquisas científicas sobre os efeitos locais da tecnologia vibratória assim como os da Vibração Integral do Corpo (Whole Body Vibration) estão sendo realizadas (Itália, Israel, EUA, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil) e suas conclusões têm sido e vão continuar a ser publicados nos mais importantes periódicos e revistas científicas.
          Estudos científicos mostram que a utilização da plataforma vibratória como recurso terapêutico incrementa o ritmo do metabolismo basal, promove o aumento do consumo calórico diário e reduz a gordura corporal (Pneumex and S. Sordorff. PT, Sandpoint, Idaho); reduz a celulite (Sanaderm, Health clinic, Germany); provoca a diminuição do cortisol - hormônio do stress (European Journal of Applied Physiology. 2000 Apr; 81(6):449-54), recupera a massa magra (International Journal of Sports Medicine. 2004 Jan; 25(1):1-5) e torna os músculos e as articulações mais flexíveis e disponíveis (T. Whiteman, fisioterapeuta).




                Uma dúvida surge! Exercícios na plataforma podem causar problemas neurológicos por causa das vibrações constantes? Especificamente a nível do cérebro e do sistema nervoso, não há qualquer estudo que refira qualquer efeito prejudicial. Pelo contrário, há estudos que concluem que os utilizadores ganham uma maior coordenação e funcionalidade neuromuscular. Isto reflete-se em melhorias no equilíbrio, coordenação motora, mobilidade individual e por consequência em melhores condição física e qualidade de vida.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES:
  • Prevenção e tratamento da osteoporose
  • Fibromialgia , Esclerose múltipla
  • Reumatismo e outras doenças ósseas e articulares,(tratamento da dor e rigidez articular)
  • Prevenção da LER/Dort
  • Melhora a coordenação muscular e equilíbrio
  • Regeneração do tecido cartilaginoso
  • Aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal
  • Drenagem linfática (diminui celulite, gordura localizada)
  • Tratamento de veias varicosas
CONTRA INDICAÇÕES:
  •  Inflamações agudas;
  • Infecções e/ou febre; 
  • Enxaqueca aguda; 
  • Feridas pós-operatórias; 
  • Implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos, válvulas cardíacas artificiais, endopróteses vasculares recentes.
  • Gravidez; 
  • Tromboses agudas ou agravamento dos ataques cardíacos; 
  • Problemas graves nas costas como hérnia de disco aguda; 
            Lembrando sempre que os exercícios na plataforma não substituem nenhum outro tipo, como Pilates, musculação, exercícios aerobicos ou outros.

Você que já faz Pilates, também pode realizar exercícios da técnica em cima da plataforma vibratória melhorando assim o seu desempenho.

Assista ao vídeo abaixo: Matéria Corpo perfeito sobre a plataforma vibratória:



 ANIMOU?? Então aproveite para fazer uma aula experimental gratuita e conhecer um pouco mais sobre os benefícios que as vibrações da plataforma podem fazer por você! Ligue e agende seu horário: 35-88610329

Abraços
Juliana Renó

Fonte: www.mundofisio.com
www.perfilpilates.com.br
www.plav.biz